sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pele Sensível ao Toque


A pele sensível ao toque é a condição caracterizada por formigamento, dor ou sensação de picada, mesmo quando a pele é tocada suavemente. A sensibilidade da pele, tais exagerada pode resultar de várias condições. Alodinia é o termo médico utilizado para a dor que é produzido por normalmente não dolorosos estímulos.

Se a dor é sentida quando a pele é tocada, ela é chamada alodinia tátil ou alodinia mecânica. Para além de alodinia táctil, existem outros três tipos de alodinia, que são conhecidos como alodinia mecânica estática, alodinia mecânica dinâmica e alodinia térmica. No caso de alodinia mecânica estática, a dor é sentida quando a pele é tocada levemente, ou quando a pressão é aplicada sobre ele. Por outro lado, a dor é sentida em resposta a escovagem, no caso de alodinia mecânica dinâmica. Quando a dor é sentida devido a estímulos quentes ou frios, que é denominado como alodinia térmica. A pele pode tornar-se sensível ao toque, devido a várias razões, algumas das quais são explicadas abaixo.

Pele Sensível ao Toque Causas

A sensação dolorosa sentida no contacto com a pele pode ser um sinal de várias condições de saúde, incluindo, neuropatia. Mais frequentemente, é neuropatia periférica, que ocorre quando os nervos do sistema nervoso periférico ficar danificados. A neuropatia periférica pode causar a pele a tornar-se tão sensível que se pode experimentar dor intensa e formigamento ou sensação de formigueiro, mesmo quando a pele é tocada suavemente. Muitas vezes, a diabetes, se não tratada pode causar neuropatia, a qual é conhecida como neuropatia diabética. A neuropatia diabética pode também causar a pele sensível ao toque.

Fibromialgia, a condição, que está associada com a resposta dolorosa elevada à pressão, pode também causar a alodinia. Às vezes, a sensibilidade excessiva da pele a estímulos tais como toque pode ser devido a neuralgia pós-herpética, que pode ser causado por as telhas de vírus que causa a varicela. A área da pele que é afectada pelas lesões exantemáticas ou pele causadas por herpes pode ficar sensível por alguns dias, após a erupção e as lesões desapareceram. O vírus pode colocar dormente no corpo humano e pode ficar reativado quando o sistema imunológico está enfraquecido devido a algumas outras condições de saúde.

Para além destas, outras condições também podem tornar a pele sensível ao toque. Trata-se de síndrome da fadiga crônica, deficiência de vitamina B1, B2, B6 e B7, enxaqueca e defensividade tátil. Defensividade tátil é uma desordem neurológica que é causado por defeito neurológico no mesencéfalo, que se preocupa com avaliação e filtragem de diferentes tipos de estímulos. O resultado de tal defeito é a resposta exagerada a estímulos dolorosos, como toque e pressão suave.

Tratamento para Pele Sensível ao Toque

O tratamento para a pele que é sensível ao toque requer uma avaliação adequada das causas subjacentes. Uma vez que os fatores responsáveis ​​pela condição são verificadas, os médicos podem elaborar um plano de tratamento adequado para aliviar a condição. Drogas e medicamentos que são mais comumente utilizados para tratar a pele sensível ao toque são, tramadol, lidocaína, mexiletina, cetamina, morfina, a venlafaxina, adenosina e alfentanil. Mesmo drogas anti-inflamatórias como o naproxeno pode ser usado para evitar excesso de sensibilização do sistema nervoso central, a fim de tratar a alodinia. Às vezes, pode-se obter alívio usando analgésicos tópicos, como a capsaicina e cremes aspercreme.

A pele sensível ao toque é sem dúvida uma experiência desagradável e desconfortável para qualquer pessoa e pode se tornar insuportável, às vezes. Além disso, a pele sensível ao toque pode ser um indicador de algumas condições de saúde graves também. Portanto, qualquer sensibilidade anormal da pele ou incomum ao toque e outros geralmente não-dolorosos estímulos devem ser relatados a um médico perito médico. Isso pode ajudar a identificar e resolver as causas subjacentes, a fim de tratar de extrema sensibilidade da pele ao toque, frio e outros estímulos menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário